Cineclube Ideario + Atelier Sesc de Cinema

Cineclube Ideário encerra sua temporada 2012 com documentários de jovens alagoanos! Quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, no Espaço Cultural Linda MascarenhasEm três meses de Ateliê SESC de cinema entendemos que ali cabia o ilimitado.
Jovens de todos os cantinhos de Maceió, todos estudantes do CEPA, se uniram na sala do teatro e abriram os ouvidos, foram convidados para “aprender” cinema.
Mal sabiam eles ( e nós), da jornada que iria começar ali. Cabecinhas pensantes, olhares afiados, fala constante, curiosidade matadora e muita energia! Energia genuína, intocada pelo tempo, força pura ao encontro do cinema. Mas encontrar o cinema foi um desafio diário, 3 dias da semana durante três meses, as etapas contaram com ajuda dos oficineiros dedicados:Nataska Conrado apresenta o cinema, sua forma, seus mistérios, seu encanto. O mais delicioso Bê-a-bá audiovisual!
Eu, Nivaldo Vasconcelos, apareço em seguida trazendo a “matéria” roteiro e juntos cartografamos um caminho.
Marianna Bernardes vem para lapidar o olhar, injetar propósito, mostrar com quantos paus se fazem a canoa, entra em cena direção e produção.
Daí surgem providentes, Alice Jardim e Glauber Xavier, que, junto aos monitores Hugo Leonardo e Danilo Canuto, transformam aquilo tudo em realidade, lentes.
Aliado a isso tudo, a intervenção direta da mais pura prática cineclubista, sessões constantes abertas à todos, lideradas pela técnica responsável pelo setor audiovisual do SESC Larissa Lisboa e seu super estagiário João Paulo Santos.E eles, os alunos/mestres brilham!
Cada filme contém a pureza do que esses meninos querem registrar, como, quando e onde vêm.
A eles me dirijo agora: Peixes resistentes neste marzão desconhecido e profundo que é a vida: Nadem com amor e força!Esta é uma declaração de amor.
E os filmes exibidos, o retrato deste encontro.Cineclube Ideário tem a honra de receber e de ter participado desta construção.
Sejam todos bem vindos…
Vida longa à turma!*Texto-convite de Nivaldo Vasconcelos – cineclubista, roteirista e escritor.

16090_502385439794851_971599887_n

.:.:.:.

26ª sessão:

Quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, com duas exibições, às 19h e às 20h30, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com os filmes

PARA ONDE A ESCOLA VAI? (Direção Coletiva | 11min | 2012)
Sinopse: Sob ameaça de ser fechada pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas por questões conjunturais, a Escola de Artes do CEPA atualmente tem seu destino incerto. Empenhado em garantir a existência do único espaço formal de exercício das linguagens artísticas no ambiente escolar do CEPA, o filme procura discutir com autoridades, professores e alunos quais os caminhos e alternativas viáveis para manutenção e ampliação do acesso ao ensino e aprendizagem das Artes dentro dessa comunidade educacional.

SALTOS E PASSOS (Direção Coletiva | 8min45seg | 2012)
Sinopse: Passos de Hip Hop. Saltos de Le Parkour. Movimentos artísticos próprios de comunidades periféricas invadem o espaço do CEPA e a vida de alunos para fortalecer a construção de laços sociais e a formação de cidadãos capazes de expressar seus sonhos e exigir seus direitos, utilizando a arte como ferramenta de diálogo com a sociedade.

CEPA SIDERAL (Direção Coletiva | 10min | 2012)
As histórias e curiosidades em torno da construção e manutenção do Observatório Astronômico do CEPA desenham um ‘chão de estrelas’ para experiências científicas e sensíveis, entre personagens que sonham com os astros desde a infância ou aqueles que já viram de tudo na vida mas ainda desejam, um dia, morar na lua.

DIÁRIOS (Direção Coletiva | 6min | 2012)
A experiência dos alunos no Ateliê SESC de Cinema vira filme e metalinguagem. Seus testemunhos de sonhos e desafios estão diante do primeiro contato com o ‘fazer’ da linguagem audiovisual. Seus desejos e ideais particulares estão diante do conflito da própria adolescência.

-
Classificação Indicativa da Sessão: LIVRE.
ENTRADA FRANCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *