Acendendo vela em Piaçabuçu

A sessão é feita de forças colaborativas.
No sábado (02/03), a comunidade do Povoado Sudene, em Piaçabuçu (AL), participou e se envolveu juntando forças para erguer a vela que mais tarde serviria de suporte para a projeção dos filmes abrindo a temporada do ACENDA UMA VELA 2013.

Relato do evento . Piaçabuçu . Alagoas . No Povoado Sudene.

Piaçabuçu seria uma cidade como tantas outras ribeirinhas do São Francisco, com seu porto de canoas, com as velas quadradas e de cores vivas, e por isso chamadas de borboletas. Ultima cidade por onde passa o São Francisco com toda carga de mistério em direção ao mar. Chegamos para realizar o primeiro evento da temporada do “Acenda uma vela” em 2013. A participação da comunidade foi fundamental. Gabriel, irmão da Nataska Conrado (integrante da equipe) e filho do casal Rogério e Alcyr que nos acolheu muito bem  em sua casa, foi um dos mais ativos colaboradores e contou com a ajuda de pescadores da vizinhança e amigos para posicionar o barco, armar e fixar a vela. Enquanto instalávamos o projetor e conectávamos o equipamento de som, a equipe espalhava esteiras — e nelas as crianças foram se acomodadando, como em tapetes mágicos, para uma viagem lúdica. Assistiram ao drama da menina Lia, que  queria um vestido novo para usar na festa da padroeira; as desventuras de um tal Zé Cará que só se dava mal; a enrascada em que se meteram dois jovens que resolveram assaltar uma banca de revistas; um palhaço que falava com muita propriedade e poesia do seu ofício; viram também dois filmes de animação e dois clips musicais. Uma moça do lugar apresentou o seu filme “Ilhas da Minha Vida” que conta a sua história, o que comoveu e arrancou aplausos da plateia. A ONG “Olha o Chico”, nossa parceira sempre que vamos a Piaçabuçu, estava presente. Foi a vez do sarau poético musical do “Olha o Chico”. A noite terminou com um banho coletivo de parte da equipe nas águas do São Francisco, sob a luz de uma lua que agora brilhava sozinha sem a concorrência da vela, metida à tela, metida à lua, brilhando na noite do Rio.

Registros da primeira sessão do Acenda Uma Vela 2013, realizada no dia 02 de março (sábado).

O “Acenda Uma Vela” tem o  patrocínio do  Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o BNDES, Governo Federal. O projeto é realizado pela Ideário, que conta com o apoio da Algas, Gás de Alagoas S.A. e do IZP, Instituo Zumbi dos Palmares.

Fotografias: Alice Jardim, Nataska Conrado Camila Cavalcante.
Texto Relato: Hermano Figueiredo.
Edição final: Regina Barbosa

Comments Are Closed