ACENDA UMA VELA 4

[AUV4] Posto7 - Maceió [Nataska Conrado] (2)

Céu estrelado, brisa do Atlântico, calmaria do rio ou da lagoa e filmes para todos os tipos de público. Este é o clima do projeto de cinema itinerante ACENDA UMA VELA,  na sua 4ª edição.   Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de democratizar o audiovisual brasileiro. A ação tem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar.

A ação é realizada pela organização cultural IDEÁRIO com o patrocínio do MINISTÉRIO DA CULTURA (FNC), proporcionando lazer e debate sobre cinema para diversas localidades de Alagoas. Os eventos foram totalmente gratuitos.

A programação  composta em sua maioria por filmes enviados por realizadores de todas as regiões do Brasil, cada vez mais interessados em exibir suas produções de forma inusitada e para um público que em sua maioria não tem acesso à produção de curtas-metragens brasileiros.

A inovação deste ano ficou por conta da formação cineclubista que o
projeto se propôs a fomentar, com atividades para os jovens do Ponto  de Cultura Ideário e na parceria com o Circuito em Construção, da  Associação Cultural Tela Brasilis, com a realização do seminário para  autosustentabilidade cineclubista.  Os jovens de Ponto de Cultura  organizaram uma  sessão com sucesso, o que os encheu de orgulho pelo bom trabalho realizado.

Através de todo o processo, eles puderam se aproximar e  compreender na prática a importância da democratização do acesso à  cultura e se sentiram mais seguros para propor ações semelhantes  nas comunidades onde moram.

O Acenda uma Vela IV foi promovido pela Ideário, no período de fevereiro a junho de 2009, com recursos do Fundo Nacional de  Cultura, pela Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura,  Governo Federal, tendo apoios locais de prefeituras municipais e Pontos de Cultura.

 

Fotografias: Nataska Conrado