PONTO DE LEITURAS

ideario-pontodeleitura005

Num mundo marcado pelo acesso a informações de forma desigual e descontextualizada, o trabalho de incentivo à leitura tem grande importância sócio-educativa.  A literatura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, ao tempo em que favorece o enriquecimento do repertório de crianças e adolescentes e estimula a ampliação da leitura de mundo e formação de uma consciência crítica e cidadã.

O PONTO DE LEITURAS cumpre o objetivo de garantir o acesso de livros a crianças e adolescentes de baixa renda, bem como estimular este público a refletir de forma lúdica sobre temas como: meio ambiente e  cidadania.

A Ideário também produzi  livros infanto juvenis com temas relacionados ao contexto social e cultural dos estudantes de escolas públicas. Aliado ao trabalho de produção editorial,  há a distribuição gratuita dos  livros com ações de incentivo à leitura.

No momento em que se discute a necessidade da democratização da informação, não se pode esquecer o papel fundamental que exerce a literatura para a formação de uma consciência crítica e cidadã.

A Ideário  como  Ponto de Cultura, participante do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura ,  desenvolveu ações de incentivo a leitura.
Estas ações contam com parceiros locais tais como a Algás, e com o patrocínio do Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Ponto de leituras9

Ponto de leituras 8

LEITURA - Aldeia do indio (325)