PONTO DE CULTURA

Oficina de Fotografia -2Nataska Conrado 2

O Ponto de Cultura Ideário, nos anos de 2008 a 2010 atuou como uma Escola de Comunicação Popular. Realizou diversas oficinas e vivências nas áreas de fotografia, vídeo, artes gráficas, numa construção coletiva, com uma equipe interdisciplinar, cujo propósito foi integrar diversos diálogos entre juventudes.

A experiência agregou diversos espaços e atitudes, intercalando conhecimentos no campo da Comunicação e da cultura, abrangendo questões globais acerca das temáticas: Desenvolvimento Local, Juventudes e Participações.

A Ideário passou a fazer parte do Programa Cultura Viva no ano de 2005, sendo reconhecida como Ponto de Cultura, espaço de produção e difusão de cultura e de informações.

Num primeiro momento realizou ações de pesquisa e de incentivo ao protagonismo juvenil na comunidade da Grota do Arroz em Maceió-AL.

O trabalho consistiu em viabilizar o acesso a informações, através de capacitações regulares motivando os jovens a realizarem pesquisas, reconhecerem e valorizarem as bases culturais locais, bem como afirmarem sua identidade.

O Ponto de Cultura Ideário fez parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, Governo Federal e contou com o apoio local da Algás, Gás de Alagoas S.A..

Fotografias: Nataska Conrado