CALABAR

Foto still 3- Nataska Conrado - Calabar

Calabar: um homem sem rosto para a posteridade mas que projetou seu nome numa controvérsia histórica para séculos depois da sua morte.

O Brasil do século XVII, cobiçado por holandeses e franceses, era colônia de Portugal que, por sua vez, fora anexado à Coroa Espanhola. É neste contexto que se passa o conflito envolvendo Calabar. Profundo conhecedor de toda costa do Nordeste e de boa parte dos sertões, sua deserção foi um grande reforço para as conquistas holandesas no Brasil. O documentário não se prende a dicotomia herói-traidor, faz um apanhado do imaginário criado em torno da figura de Calabar.  Aborda os diversos discursos, contrapondo opiniões divergentes, analisando a importância destes acontecimentos na história do Brasil, do nordeste e de Alagoas.

Vídeo documentário vencedor do Prêmio DOC TV 2006.
Direção: Hermano Figueiredo.
Coordenação de Produção: Regina Barbosa
Duração: 50min.
Ano: 2007. Maceió/AL.
Produzido pela Staff Vídeo, em parceria com a Ideário.

TEASERS CALABAR
http://www.youtube.com/watch?v=FUPkA_0wELA

http://www.youtube.com/watch?v=OUSd7mP1Ydc&mode=related&search

http://www.youtube.com/watch?v=S1IlvHldOXA&mode=related&search

Evento de Lançamento CALABAR
No dia 29 de março de 2007, na cidade de Maceió,  aconteceu com grande sucesso o pré-lançamento de CALABAR, num evento que reuniu mais de 1500 pessoas que lotaram o maior teatro do Estado de Alagoas, no Centro de Convenções.  Este número expressivo para assistir a um documentário demonstra como o tema mexe com o alagoano e também atesta a popularidade do diretor e performer Hermano Figueiredo, que há décadas vem desenvolvendo um trabalho pela democratização da produção audiovisual e tem em seu currículo a direção de curtas premiados em festivais nacionais e outros exibidos em mostras internacionais.

image plateia

Patrocínio – Evento de lançamento: BRASKEM

Opiniões  sobre o filme CALABAR
Ficha Técnica  CALABAR

ComposiçãoCalabar para convite achatado MENOR